Magnésio

 Os legumes, sementes, nozes, cereais integrais, gérmen de trigo, levedura de cerveja, vegetais de folhas verdes escuras como o repolho, e algas marinhas são excelentes fontes de magnésio. Para os amantes de doces, o chocolate amargo também é uma boa opção.


O magnésio é um nutriente essencial presente em diversos alimentos e é vital para a nossa saúde. Ele desempenha várias funções no corpo, incluindo a ativação de músculos e nervos, a produção de adenosina trifosfato (ATP - responsável pela energia), a digestão de proteínas, gorduras e carboidratos, além de contribuir para a produção de neurotransmissores como a serotonina.

TOP 10 ALIMENTOS RICOS EM MAGNÉSIO

  • Tofu (100 g): 118 mg
  • Gérmen de trigo tostado, ¼ de chávena: 90 mg
  • Sementes de linhaça (1 colher de sopa): 78 mg
    A linhaça é rica em fibras, sendo utilizada como laxante natural, pois aumenta o volume das fezes e promove os movimentos intestinais, ajudando a prevenir a prisão de ventre. Além disso, contém boas quantidades de ômega-3, vitamina E e magnésio, nutrientes que relaxam os vasos sanguíneos e diminuem a inflamação das artérias, prevenindo doenças como pressão alta, aterosclerose e infarto.
  • Acelga, cozida, ½ chávena: 75 mg
  • Sementes de sésamo (1 colher de sopa): 70 mg
    Fonte de gorduras insaturadas, como ômega-3 e ômega-6, proteínas, fibras, vitaminas e minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco e potássio.
  • Amendoins torrados, ½ chávena: 67 mg
    O amendoim é uma oleaginosa que reduz a inflamação no corpo, previne doenças cardiovasculares, combate a anemia, e melhora o humor devido aos seus antioxidantes e nutrientes como vitaminas do complexo B, vitamina E, aminoácidos e gorduras saudáveis. Também auxilia na perda de peso, aumentando a sensação de saciedade e tendo propriedades termogênicas, mas deve ser consumido com moderação.
  • Sementes de abóbora (1 colher de sopa): 52 mg
    Ricas em gorduras saudáveis, fibras, antioxidantes, vitamina E, vitamina A, vitamina C e minerais como ferro, fósforo e magnésio, as sementes de abóbora promovem a saúde do cérebro e do coração, a saúde intestinal e reduzem a inflamação no organismo.
  • Amêndoas, miolo com pele (1 colher de sopa): 52 mg
  • Banana (1 unidade = 200g): 46 mg
  • Ágar-ágar, alga desidratada (1 colher de sopa): 15 mg

Esses alimentos são importantes para manter uma dieta equilibrada e garantir a ingestão adequada de magnésio, contribuindo para diversas funções vitais no organismo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que pode encontrar na A Cafezeira

Métodos de preparo do café

Chá Oolong