Sustentabilidade e o café

 

Sustentabilidade significa satisfazer as necessidades atuais sem prejudicar a qualidade de vida das próximas gerações.  Ao agirmos com consciência e adotarmos pequenas atitudes, podemos promover transformações significativas em prol da sustentabilidade!

 

A sustentabilidade está ligada ao ecossistema e ver a natureza como organismo e não como mecanismo. 

Mais de 50% do lixo que se produz e que vai para os aterros sanitários é orgânico.

Pequenas rotinas podem fazer a diferença, a borra do café é um resíduo orgânico não é lixo!

Como reutilizar a borra do café:

-A borra de café é um excelente adubo para as plantas. Ela possui uma série de benefícios como fortalecimento da planta contra pragas e ajuda no crescimento mais rápido desta, graças ao nitrogênio e outros minerais em sua composição.

Se estiver pensando em construir ou aumentar um canteiro ou ainda em consertar alguma parte do seu jardim, lembre-se a borra do café pode ser uma aliada.

Para utilizar a borra do café como adubo, basta misturar 2 partes de terra com 1 parte da borra do café. Esta mistura precisa estar em repouso por, no mínimo, 4 dias, antes de ser utilizada como adubo. Isso porque a borra do café precisa de ser decomposta antes de ir para a planta, pois neste processo ela precisa de energia e pode acabar roubando nutrientes da planta, gerando efeito contrário à adubação.

Compostagem é uma das formas mais acessíveis de transformar e dar vida ao que seria um problema quando enviado para o lixo. A borra de café pode ir direto para a compostagem, mantendo a pilha mais quente e conservando a humidade. Além do cheiro de café agravável que se liberta do recipiente.

O ideal é utilizar no máximo 20% de borra de café no total da massa do composto, para não correr o risco de desequilibrar a mistura.

- A borra de café também pode ser usada em pequenas quantidades, como repelente de insetos e pragas. Colocando uma pequena quantidade nas folhas e por cima da terra, evita o aparecimento de bichinhos prejudiciais à planta. Mas sem excessos. Se utilizar muita quantidade de borra de café, esta pode ficar rígida e formar uma camada que impede a entrada da água na terra. Por isso, coloque apenas uma quantidade pequena, como se fosse salpicar com as mãos. Esse repelente 100% natural é uma ótima saída à utilização do químico que, embora eficaz no combate as pragas, ele apresenta vários efeitos prejudiciais como uma sobrevida maior na terra, pode causar a morte em outros insetos que são benéficos para as plantas e também prejudicar a qualidade e desenvolvimento dela.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“Preservar a alma da cidade: um Porto que ainda resiste”

Cold Brew: Extração a Frio do Café

O que pode encontrar na A Cafezeira